+

Sobre os Programas de Pós-graduação

  • PCF - Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas

O PCF oferece os cursos de mestrado e de doutorado visando o ensino e a pesquisa em Ciências Farmacêuticas. A qualidade e a interdisciplinaridade do programa estão fundamentados na excelente formação científica e acadêmica de seus professores/ pesquisadores.

Considerando a área de concentração "Produtos Naturais e Sintéticos Biologicamente Ativos", o programa conta com duas linhas de pesquisa (Farmacologia de Produtos Naturais; Fitoquímica Controle de Qualidade e Tecnologia de Fitoterápicos), possibilitando oportunidades de pesquisas nas áreas: (i) Fitoquímica; (ii) Farmacologia; (iii) Microbiologia; (iv) Biotecnologia; (v) Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica.

O PCF envolve o estudo e pesquisas em desenvolvimento e produção de medicamentos, possibilitando a avaliação biológica, química e de produtos naturais e sintéticos, caracterização de macromoléculas, processos fundamentais em físico-química, o desenvolvimento e avaliação de agentes ativos e medicamentos, cosméticos e processos farmacêuticos, controle da qualidade, biofarmácia, farmacodinâmica, farmacocinética e avaliação da eficácia de medicamentos e cosméticos.

Assim, o programa proporciona ao pós-graduando o envolvimento no ensino e pesquisa, possibilitando que o mesmo siga a carreira acadêmica e de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento em Ciências Farmacêuticas.

Fonte: PCF

  • Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PCF)

Universidade Estadual de Maringá

Av. Colombo, 5.790 - Maringá/PR

CEP: 87020-900

Bloco K68 - Sala 215

Telefone: (44) 3011-4835

E-mail: pcf.uem@gmail.com 

Horário de Funcionamento: 07h40 às 11h40 e 13h30 às 17h30

Site PCF

 

  • PROFAR - Programa de Pós-graduação em Assistências Farmacêutica - Mestrado Profissional 

O programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica foi criado com a perspectiva de diminuir o distanciamento entre a formação dos profissionais e as necessidades atuais de saúde da população enfrentados tanto pelos órgãos formadores (políticas de educação) como pelos de prestação de serviços (políticas de saúde. Entendendo que os princípios básicos que devem fazer parte da formação são a constante atualização, a integração e a interação às novas perspectivas, permitindo ao profissional o conhecimento deste novo perfil, exigido pela sociedade contemporânea e também pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que convive com limitações decorrentes de um processo de trabalho centrado no modelo curativo, fragmentado e de baixa resolutividade para os problemas e necessidades contemporâneas de saúde. Constituído por disciplinas que tem por objetivo aprofundar os conhecimentos em Assistência Farmacêutica, abrangendo todas as suas etapas, desde o planejamento até o acompanhamento da utilização dos medicamentos além de consolidar as bases farmacológicas da prática da Atenção Farmacêutica, permitindo o desenvolvimento de habilidades de comunicação e análise de informações para um melhor acompanhamento farmacoterapêutico. O profissional capacitado por este programa estará apto a instrumentalizar, atualizar e promover um melhor acesso da população a medicamentos de qualidade, com eficácia e segurança, a partir da adequada dispensação de medicamentos, visando a saúde coletiva e pública e a melhoria do serviço prestado à população.

Fonte: PROFAR

  • Secretaria do Programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica (PROFAR) - Mestrado Profissional

Universidade Estadual de Maringá

Av. Colombo, 5.790 - Maringá/PR

CEP: 87020-900

Bloco Anexo P02

Telefone: (44) 3011-4301

E-mail: sec-profar@uem.br

Horário de Funcionamento: 07h40 às 11h40 e 13h30 às 17h30

Site PROFAR